Design de embalagem: como o rótulo influencia o consumidor?

24 de maio de 2018

Design de embalagem: como o rótulo influencia o consumidor?

O rótulo é a sua chance de causar uma boa primeira impressão. Veja como o design de embalagem influencia o processo de vendas do seu produto!

 

O ditado popular avisa: a primeira impressão é a que fica. Isso quer dizer que o design de embalagem é — ou pelo menos deveria ser — uma pauta de grande importância em qualquer empresa que deseja vender seus produtos.

Ao chegar a uma loja, o consumidor terá inúmeras opções à sua disposição e, frequentemente, quem tem a melhor embalagem começa a corrida um passo à frente. É claro que desenvolver produtos de qualidade é importante para fidelizar seu cliente.

Porém, se a sua embalagem não chamar a atenção, pode ser que o negócio nem tenha a chance de mostrar o bom trabalho feito pelo time de desenvolvimento de produto. Como o design de embalagem influencia a decisão de compra do consumidor? Continue lendo e descubra!

Por que o design de embalagem é importante?

Já que começamos usando ditados populares, vamos citar mais um: nunca julgue um livro pela capa. Apesar de bonito, esse conselho é, na prática, totalmente oposto aos nossos instintos. Nós julgamos pela aparência e somos diretamente influenciados pela maneira que um produto é apresentado.

Os olhos são uma das mais importantes ferramentas que temos para analisar o mundo. Por isso, mesmo que de maneira inconsciente, prestamos atenção à embalagem de todos os itens que consumimos. O design de embalagem visa tornar os produtos mais atraentes aos olhos do consumidor e gerar mais oportunidades de vendas.

Como o rótulo influencia o consumidor?

Uma pesquisa intitulada “Packaging Matters” mostrou que 42% dos consumidores já usaram um produto com maior frequência porque gostaram da embalagem e 65% resolveu experimentar um novo produto pelo mesmo motivo. Além disso, 74% afirmam que escrever as informações corretas no rótulo aumenta a confiança na empresa.

De uma só vez, vemos que o rótulo e o design de embalagem ajudam na prospecção de novos clientes, na fidelização dos antigos e na construção de um bom relacionamento entre marca e consumidor. Ou seja, se você ainda não tem feito isso, provavelmente está na hora de dar mais importância ao assunto e otimizar suas embalagens plásticas!

Como otimizar o design de embalagem?

Veja alguns pontos que devem ser levados em conta no design de embalagem.

Cores

As cores têm influência nos sentimentos que a pessoa experimenta ao olhar para o objeto. Por isso mesmo, existe até uma teoria das cores a ser levada em conta na hora de fazer o design de embalagem e da marca.

Marca atraente

A sua marca vai aparecer na embalagem, mas será que ela está atraente? Antes de pensar na embalagem, pense no design da sua marca e crie uma boa identidade visual para ela, que esteja alinhada com os objetivos e com o público da empresa.

Materiais de qualidade

O design da embalagem também envolve a parte técnica de escolha do material. Opte por um material condizente com a qualidade e valor agregado do produto e escolha um fornecedor que traga um bom custo-benefício.

Praticidade

Ninguém gosta de uma embalagem que dá trabalho demais para abrir ou que não pode ser carregada com facilidade quando necessário. A embalagem deve ser prática e permitir abertura simples, fechamento seguro e manuseio de forma ergonômica.

Tecnologia

Por fim, priorize a utilização de tecnologias inovadoras para otimizar o design de embalagem. Por exemplo, com o uso de In-mold Label, é possível produzir embalagens com uma aparência “sem rótulo” e uma qualidade gráfica inatingível por outros métodos de pós-decoração.

Nesse processo, o rótulo é colocado dentro do molde e fixado na posição correta por meio de uma descarga elétrica ou usando vácuo. A seguir, o processo de injeção acontece normalmente e, ao fim do ciclo, o rótulo está perfeitamente combinado com a embalagem em uma peça única.

Fotografias, ilustrações nítidas e até mesmo imagens tridimensionais podem ser projetadas em uma etiqueta e ela se torna parte integrante do produto em vez de ficar do lado de fora da peça. O rótulo, portanto, assume valor estrutural e decorativo. O mercado mundial de In-mold Label movimentou 2,7 bilhões de dólares em 2017 e as previsões esperam que ele cresça a uma taxa anual de 5% entre 2018 e 2025.

E para encerrar a sequência de ditados populares, aqui vai o último: você não tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. Comece já a otimizar o seu design de embalagem para deixar seus produtos em evidência e superar seus concorrentes!

Quer conhecer mais sobre o processo In-mold Label? Entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos especialistas!

e-book alimentos

Conheça nossos produtos

As melhores embalagens com rigor técnico e a melhor matéria-prima

Compartilhe!
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter

Groupack, 2018. Webdesign e desenvolvimento: viniciusofp | Hineo Marketing