Árvore de decisão do consumidor: qual o papel da embalagem?

16 de julho de 2018

Árvore de decisão do consumidor: qual o papel da embalagem?

Quando um consumidor chega ao ponto de venda para realizar uma compra, ele passa por uma árvore de decisão. Nesse processo, diversos aspectos dos produtos são avaliados e a embalagem é um deles.

Mesmo que inconscientemente, o consumidor compara as opções segundo as suas necessidades e, num mercado tão competitivo, cada detalhe conta.

Mas o que será essa tal de árvore de decisão e o que a embalagem tem a ver com isso? Como a embalagem influencia a percepção da minha marca? Acompanhe para entender!

O que é a árvorede decisão do comprador?

É um conjunto de fatores que descrevem o comportamento do consumidor no ambiente de compras. A árvore de decisão é criada pelo cliente a partir de suas necessidades e desejos e, com base neles, são gerados atributos que são importantes para a compra.

Por exemplo, se uma pessoa precisa comprar um novo shampoo porque não está gostando do resultado do produto atual, ela chega até a loja com algumas necessidades e cria uma árvore de decisão mais ou menos assim:

  • Tipo de cabelo: cacheado;
  • Características principais: adequado para cabelos secos;
  • Fragrância: agradável, não muito forte, preferencialmente de frutas;
  • Tamanho: o que for mais vantajoso em termos de preço;
  • Embalagem: pote que seja fácil de usar;
  • Preço: até X reais;
  • Marcas: A, B ou C.

Algunsdesses atributos são pensados pelo cliente com base em suas experiências anteriores, indicações de amigos, propagandas etc. Outros, são muito menos conscientes e motivados pelo lado emocional, apelo visual e atratividade do produto na prateleira.

Qual o papel da embalagem nesse processo?

Vários atributos da embalagem são observados pelo consumidor durante o processo de decisão de compra. Antes de mais nada, a embalagem é a principal imagem do seu produto. O cliente vai observar cor, tamanho, forma, rótulo e tudo mais relacionado ao aspecto visual. Lembre-se: você não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.

Se o cliente ainda não conhece a sua marca, ter um rótulo bem desenhado, bonito e criativo pode chamar a atenção dele. Em meio a tantas outras marcas, o que você tem feito para se destacar? O seu produto é só mais um na prateleira ou ele tem apelo visual?

Se o consumidor já conhece a sua marca e está considerando comprá-la, a embalagem continua a influenciar. Primeiro, você tem que ter informações claras no rótulo e não deixar o consumidor em dúvida quanto a nenhum aspecto do seu produto.

Outro papel importante da embalagem no processo de decisão está relacionado à praticidade no uso. Ninguém gosta de comprar uma embalagem que é difícil de abrir, que desperdiça produto ou que o uso não é ergonômico. Todos esses itens entrarão na árvore de decisão do consumidor.

O que a embalagem diz sobre a sua marca e o seu produto?

Como já falamos, ela é a forma de apresentação do seu produto e ela vai dar a primeira impressão sobre ele. Nós compramos primeiramente com os olhos e, por isso, o rótulo, as cores, o material, o tamanho e até o peso da embalagem dizem muito sobre a sua marca.

Além do momento da compra em si, a embalagem continua a falar em nome do seu produto e da sua marca durante o uso e, posteriormente, no descarte dela. Você provavelmente já comprou um produto que era difícil de abrir ou de usar por causa da embalagem e acabou se irritando com isso, não é mesmo?

Portanto, ao desenhar e escolher sua embalagem, pense em como ela se comunica com o consumidor durante a árvore de decisão de compra e durante o uso do produto.

Como vimos, a árvore de decisão do consumidor envolve inúmeros aspectos relacionados às necessidades e desejos dele e às características do produto. No fim das contas, vence a concorrência quem consegue agregar mais pontos em meio aos critérios de seleção.

Além da qualidade do produto em si, a forma como ele é apresentado também conta muito na árvore de decisão. Portanto, uma boa embalagem e um bom rótulo podem ajudar a tirar o seu produto da prateleira diretamente para o carrinho de compras!

Quer continuar lendo sobre a influencia da embalagem no seu produto? Aproveite para entender também a relação entre design de embalagem e a percepção da qualidade!

embalagem

Conheça nossos produtos

As melhores embalagens com rigor técnico e a melhor matéria-prima

Compartilhe!
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter

Groupack, 2018. Webdesign e desenvolvimento: viniciusofp | Hineo Marketing